terça-feira, setembro 13, 2011

Go Launcher: uma boa opção para customizar o Android


Quem tem um Android e gosta de fuçar no aparelho, talvez até já conheça o aplicativo que eu vou mostrar aqui. Mas ele é realmente muito bom e acho que seria legal contar um pouco do que eu descobri.
Go Launcher, que, como o próprio nome diz, é um launcher. Ok, mas o que seria isso? Launchers são, grosso modo, a “área de trabalho” do sistema operacional. O Android puro, isto é, o do Google, sem modificações dos fabricantes possui um; a Motorola possui um; a HTC possui um; a Sony Ericsson possui um. Isso só para ficar nos mais diferentes entre si.
Porém, no Android Market existem algumas boas opções para quem não gosta da “cara” de seu aparelho. Talvez as mais famosas sejam o ADW e o Launcher Pro. Confesso que já experimentei ambos, mas o Go Launcher, pelo menos na minha opinião, é melhor. Por isso também achei legal falar sobre ele, já que não é todo mundo que conhece.
Ao instalar este app, o smartphone fica com dois launchers, o Go e o stock do aparelho. Assim que instalado, o próprio Android pede para o usuário escolher qual o aplicativo padrão para a ser lançado quando o usuário tocar no botão Home –configuração que pode ser facilmente removida mais tarde.
Na terceira aba, o usuário pode
escolher "matar" o aplicativo,
bloquear (para que não seja fechado),
abri-lo ou ainda ter informações
gerais sobre ele.
A grande vantagem do Go é sua grande quantidade de itens de personalização. Com ele, o usuário pode escolher entre temas já existentes tanto no Market quanto na internet, ou ainda fazer o seu próprio. Os temas incluem papéis de parede, ícones de aplicativos, dock da tela inicial entre outros. Na gaveta de aplicativo, o Go permite que os usuários agrupem os apps semelhantes em pastas que ficam bastante parecidas com as pastas do iOS.
Mas uma feature que realmente dá um destaque legal para o launcher são os efeitos de transição da tela, que podem ser, entre outros, em onda, rotativos, em mola, giratório ou em cubo. (Quem usa o Compiz no Linux sabe muito bem como é legal ter suas áreas de trabalho girando em um cubo.)
Outra coisa boa é que o Go fornece um atalho para a desinstalação de aplicativo diretamente por seu ícone. Basta segurar o ícone por alguns segundo e ele começa a tremer e aparece um X em vermelho – sim, muito parecido com o iOS. Basta apertar o X e o Go leva o usuário até o menu de desinstalação de aplicativos do Android. Além disso, também na gaveta de aplicativos, o Go fornece duas outras abas, mostrando os aplicativos recentes e os que estão abertos. Nesta última aba, o usuário pode inclusive “matar” os apps.
Ah, o melhor de tudo: o Go Laucher é gratuito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário