terça-feira, setembro 13, 2011

CyanogenMod 7 para o Android Milestone 2

Não, o título não está errado. Para quem ainda não sabe, o Milestone 2 finalmente tem sua versão do CyanogenMod 7, ainda que não seja ainda a versão oficial do CyanogenMod. O processo não é trivial, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. A ROM chegou ao MS2 graças aos esforços de alguns membros do XDA, principalmente do Endless7.




Mas por que CM7?

É claro que um usuário comum pode realmente não se importar muito em continuar com a ROM original da Motorola, já que ela já está no Android 2.2 Froyo e tem uma aparência bastante bonita. Entretanto, quem realmente quer o melhor desempenho que o excelente hardware do Milestone 2 pode trazer, definitivamente a ROM da Motorola é um grande peso.
Donos de Nexus S’, Galaxy S’, HTC’s e outros aparelhos, inclusive o Milestone 1, já podem aproveitar os benefícios da CM7 há algum tempo. Entre os motivos que justificam pelo menos um teste da ROM do CyanogenMod, estão sua velocidade, estabilidade, possibilidade de personalização e um conjunto maior ainda de possíveis configurações.
Indo ao que interessa
Para quem deseja continuar, porém, deixo claro que isso é feito por sua conta e risco e que eu não me responsabilizo por qualquer dano a seu aparelho.
Arquivos para Baixar
Cm7 ROM (Esta é a última versão. No thread do XDA há as outras versões disponíveis)
Bootmenu Menu de boot para entrar no Recovery Mode.
Estes dois arquivos devem ser colocados na raiz do cartão SD. Altere o nome da ROM de Endless…zip para update.zip.
fixed-SBF  SBF do Android 2.3.
Bootmenu
A primeira coisa que temos de fazer é liberar o root do seu Milestone 2. Para quem ainda não fez isso, o Geek Coisas explica aqui. Feito o root, precisamos instalar o Bootmenu para o MS2, que foi portado do Defy.
Para a sua instalação, é necessário que você tenha instalado em seu MS2 o Droid 2 Bootstrap Recovery, desenvolvido pelo Koush, do My Brain Hurts. Faça o download do arquivo (tenha certeza de baixar a versão para o Droid 2 e não Droid X), coloque no cartão de memória e instale. O Android vai pedir permissões de superusuário, é só apertar OK. Abra o app e clique em Bootstrap Recovery. Depois em Reboot Recovery e o celular vai reiniciar no modo de recuperação.
Antes disso, faça o becape de todos os seus dados que estiverem na memória interna do celular, pois eles serão perdidos. Os dados do cartão de memória não serão afetados.
O celular irá reiniciar no modo de recuperação e a navegação no meu é feita pelas teclas de volume e a seleção é feita pelo botão da câmera. Navegue até Install zip form SD cardchoose zip file (ou qualquer coisa assim) e escolha o arquivo do bootmenu e de OK na próxima tela. Depois disso, selecione Reboot.
Modo de recuperação
Após o reboot, o celular vai entrar no menu de boot. A navegação é feita com as teclas de volume, a seleção é feita com o botão Power e voltar é pela setinha tátil mesmo. Primeiramente vá até Boot e selecione Normal como boot principal. Você sempre pode acessar o bootmenu apertando VolDown quando o LED azul acender na inicialização do aparelho.
Volte para a primeira tela do bootmenu e entre em Recovery >> Custom Recovery. Agora o aparelho vai entrar em ClockWork Mode.
Navegue até Wipe data/Factory Reset. (É aqui que você perde seus dados). Dê OK.
Navegue até Wipe Cache. Dê OK.
Repita o Wipe Data.
A seguir, apply update from sdcard. Dê OK.
Assim que acabar, Reboot e seu MS2 irá iniciar novamente. Caso o aparelho já inicie no CyanogenMod 7, bom pra você. Caso ele fique travado, remova a bateria e faça o flash com o fixed-sbf. Entenda aqui como fazer o flash.



Nenhum comentário:

Postar um comentário