terça-feira, setembro 13, 2011

Inovações em TI da Avanade e Microsoft: Kinect, telas touch e smartphones

Na semana passada, a Avanade mostrou algumas de suas inovações de TI com demonstrações de como tecnologias recentes como telas sensíveis ao toque, smartphones e até mesmo o Kinect podem ser utilizadas pelo cliente final de inúmeros setores. O evento faz parte do programa Solutions Showcase, que realiza as demonstrações no mundo inteiro dos usos das tecnologias da Microsoft aplicadas.

Hamilton Berteli, chefe do Escritório de Tecnologia da Avanade aqui no Brasil, explicou que estas demonstrações começaram em Redmond de onde se espalharam para outras partes do mundo onde a Avanade e a Accenture têm negócios. A ideia, de maneira geral, é mostrar como as tecnologias da Microsoft podem ser utilizadas e aplicadas, desde inovações em setores do varejo até na medicina. Para as demonstrações de hoje, Berteli levou algumas coisas bem interessantes.

Tecnologia Touch

A tecnologia de toque não pode estar fora das inovações, já que até mesmo em aparelhos já estabelecidos – principalmente celulares – ela já está bem presente. Uma das aplicações mais “simples” é um totem com uma tela sensível ao toque, que proporciona uma árvore de decisões para clientes em uma loja varejista (exemplo genérico). O consumidor pode navegar pelos itens do menu, por seções da loja, tipos de produtos, preço e muitos outros filtros, até chegar à sua decisão e à compra, que pode ser feita no próprio terminal, online, com entrega em casa.


QR Code e receitas: o que eles têm em comum?


Um exemplo bem legal dado pela empresa foi o de uma solução feita na Espanha, por uma rede de supermercados. Eles distribuíram panfletos com receitas natalinas e códigos QR em diversos pontos da cidade. Quando a pessoa chegava em casa (ou fazia isso diretamente pelo smartphone) com o folder, ela escaneava o código e era direcionada para uma página com as informações sobre a receita, desde como prepará-la, até os ingredientes necessários (com, é claro, links para a compra nas lojas da empresa) e integração com redes sociais.


Catálogo multitouch de produtos


Catálogo de celulares em uma tela multitouch. Crédito Divulgação.


Um outro tipo de aplicação da tecnologia touch foi criada no Funil de Ideias da Avanade e proporciona um meio bastante interativo e intuitivo de escolha, visualização e comparação de produtos. O catálogo apresentado foi de celulares, mas Hamilton afirmou que há também um de vinhos e que o motor do sistema pode ser utilizado para diversos tipos diferentes de produtos.


Windows Phone 7

É claro também que o smartphone não poderia ficar de fora. Utilizando um aparelho com WP7, um cliente de supermercado, por exemplo, pode fazer compras com uso da realidade aumentada. Para entender melhor, imagine que o cliente quer fazer uma receita de peixe ao forno. Ele busca a receita e seus ingredientes, levando-os em seu smartphone até o mercado. Lá, ele pode usar a câmera do celular, apontando-a para os corredores da loja, e um aplicativo mostrará com tags onde estão os ingredientes que a pessoa procura e até mesmo qual o melhor caminho para chegar até eles.
A Avanade afirma, porém, que a tecnologia para mobile não ficará restrita apenas ao WP7, tendo também suporte para outras plataformas, como Android ou iOS.
Kinect
O Kinect é um dos gadgets mais legais que já foram feitos e, a partir da liberação do seu SDK, ficou claro que ele é muito mais do que um acessório para games. Prova disso são os inúmeros hacks feitos com o acessório, muitos deles disponíveis no Kinect Hacks (vale muito à pena conferir). A Avanade, por sua vez, mostrou uma aplicação para a medicina, em que médicos e pacientes poderiam interagir a distância e a câmera do Kinect poderia inferir dados sobre a postura dos pacientes, movimentos, exercícios e fisioterapias.

O Kinect sendo usado como mecanismo de ensino de exercícios fisioterápicos. Crédito: Divulgação.
Vale a pena fica de olho no que pode estar por vir, afinal são tecnologias que não estão mais tão distantes assim de nós, meros mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário