terça-feira, setembro 13, 2011

Como liberar o root do Android Milestone 2

Até pouco tempo atrás, liberar o root para o Milestone 2, da Motorola, ainda não era possível. Mas – ainda bem! – a comunidade de desenvolvedores conseguiu finalmente uma forma de liberar o acesso aos arquivos e configurações de sistema do smartphone.


E o processo é mais fácil do que se pode imaginar e o processo é válido para alguns outros aparelhos e a lista completa está disponível na página do XDA.
Para quem deseja continuar, porém, deixo claro que isso é feito por sua conta e risco e que eu não me responsabilizo por qualquer dano a seu aparelho, lembrando ainda que a liberação do root é motivo de perda de garantia junto ao fabricante.

1.Instalação do Busybox


A primeira coisa que vamos precisar é instalar o aplicativo Busybox, disponível no Android Market. Este app não será utilizado diretamente, sendo apenas uma ferramenta para o próximo app, que fará o root. O Busybox é apenas um conjunto de patches Unix para a instalação de outros aplicativos. Após a instalação não é nem mesmo necessário abrir o aplicativo.
2. Reinicie o aparelho.
3. Instalação do z4root
O próximo app é o z4root que é quem realmente faz a liberação. Ele não está disponível no Market, mas pode ser encontrado na página de desenvolvedores XDA. O arquivo está no formato APK e, para instalá-lo, você precisa habilitar a opção de instalação de apps de outras fontes que não o Market. Para isso, basta ir em Configurações >> Aplicativos >> Fontes desconhecidas, e marcar a caixa de seleção.
A seguir, clique em Desenvolvimento e marque a opção Depuração USB.
Baixe o arquivo .apk diretamente pelo celular ou no computador e o abra por meio do gerenciador de arquivos do celular. Basta clicar no arquivo e o Android perguntará se você deseja instalá-lo. Responda que sim e abra o app. Após isso, é só apertar o botão Root e aproveitar todas os seus benefícios. O processo não deve levar mais que 1 minuto.
Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário